Crítica Families Like Ours: o fim do mundo dentro do capitalismo

Produções audiovisuais que abordam a queda de um grupo populacional geralmente são cheias de cenas catastróficas e cenários pós-apocalípticos. Nesse aspecto, é refrescante poder acompanhar a minissérie Families Like Ours, do celebrado diretor Thomas Vinterberg.

A premissa do trabalho dinamarquês de sete episódios é bem próxima à nossa realidade: com o nível dos oceanos subindo, torna-se insustentável, na economia atual, bancar a proteção da Dinamarca e o país é abandonado. A sua população, incluindo a família central da obra, tem um prazo para deixar o local e migrar para outros países como refugiados.

Ocorre que, como se trata de milhões de pessoas, muitos países impõem restrições e, como de costume, quem não tem dinheiro para bancar uma saída de luxo terá de se virar como pode e onde tiver espaço.

O que mais irrita na trama — e faz sentido levando em conta a nossa realidade — é que ninguém ousa dizer que o sistema capitalista está inviável e propõe uma outra forma de organização social no qual as pessoas não sejam tratadas feito lixo. Triste, porém nada inesperado.

A abordagem da atração não consegue ser instigante o suficiente para driblar um avanço um tanto capenga dos personagens principais, que não são exatamente pessoas que nos despertam empatia.

O que temos em cena são pessoas com uma vida confortável apenas se dando mal porque tomam decisões burras. Logo, a minissérie nunca avança para uma discussão mais profunda sobre política ou economia. A insurreição do povo fica longe da trama principal. O colapso da economia é vista apenas de maneira passiva.

Mais uma vez: toda essa passividade e falta de perspectiva fora de um sistema econômico falido em muito pode ser o prenúncio de como nossas sociedades vão reagir diante do caos.

Acaba que a série funciona mais como um ponto de discussão importante do que como uma trama com a qual nos empolgamos em acompanhar. Uma boa pedida, mas não indispensável.

Nota (0-10): 6

***

Clique aqui para entrar na comunidade do Whatsapp e receber as novidades do Temporada

Avatar de Douglas Roehrs

Publicado por:

Deixe um comentário