Crítica Sex Education S4: sem tesão

Um dos fenômenos de popularidade da Netflix fez a sua despedida. A quarta temporada de Sex Education, série criada por Laurie Nunn, trouxe o fim da jornada de Otis (Asa Butterfield) e de seu grupo.

Quem esperava o clímax, quebrou a cara. Tivemos oito episódios em sua maior parte melancólicos. A despedida, ainda que bonitinha, deixou um sabor de frustração.

Não digo isso apenas pela situação ambígua da relação entre o protagonista e Maeve (Emma Mackey) — até mesmo porque Ruby (Mimi Keene) conseguiu a façanha de tomar para si o posto de queridinha do público.

O fato é que quase todas as tramas foram tristes e simplistas, com ênfase na última parte. Vamos usar como exemplo a jornada de Eric (Ncuti Gatwa), sempre tão cheio de energia. Seu arco dramático se resumiu, em essência, à sua relação com o cristianismo. Foi gasto tempo em demasia nesse conflito, muitas vezes reforçando pontos já óbvios e demorando para progredir.

Outro exemplo: a Abbi (Anthony Lexa) é, na teoria, uma personagem formidável. Transexual e menina mais popular da escola, tem muitas possibilidades para desenvolvimento. A questão da positividade tóxica é legal, mas ter apenas isso como grande questão do seu grupo soa bobo. Até mesmo a cena de sexo dela com Roman (Felix Mufti), que é homem trans, não teve o impacto que poderia.

O excesso de dramas, parte deles capenga, acabou prejudicando os arcos sensíveis mais bonitos. As jornadas de Adam (Connor Swindells) e Aimee (Aimee Lou Wood) perderam parte da potência por causa do clima geral fúnebre.

Dar tanto espaço para a morte da mãe de Maeve soou como mais um erro. É uma personagem secundária que, sejamos francos, ninguém se importa tanto. Matar Cal (Dua Saleh) teria sido muito mais devastador — e, ainda que dolorido, deixaria uma mensagem mais impactante sobre saúde mental do que deixar o personagem num limbo.

Leia a crítica de Sex Education S3

Faltou um melhor equilíbrio entre drama e comédia e, mais do que isso, mais esmero nos arcos individuais de todos. Os episódios pareceram mais longos do que eram e ficou o sentimento de saudade de Sex Education enquanto ela nem havia oficialmente acabado ainda.

Nota (0-10): 4

Clique aqui para entrar na comunidade do Whatsapp e receber as novidades do Temporada

Avatar de Douglas Roehrs

Publicado por:

Deixe um comentário